AVMB Soluções em TI

terça-feira, 11 de abril de 2017

SIGPP auxiliando no controle do Planejamento

O Instituto Federal do Amazonas está utilizando o Sistema Integrado de Planejamento e de Projetos (SIGPP) para acompanhar a execução do Planejamento em 2017.

Solicitamos ao Sr. João Cavalcante, Chefe da Diretoria de Planejamento, que citasse os principais benefícios que este sistema proporciona à instituição. Abaixo o seu relato:

“Visto que o Planejamento tem seu início em nível estratégico com a definição da visão, missão e valores institucionais bem como o estabelecimento de objetivos metas e ações para um determinado período de no mínimo cinco anos. Para o alcance dos objetivos é necessário a elaboração de um Plano Tático que consiste em retirar do Plano estratégico as metas definidas para um exercício com duração de um ano.
Para que o Plano não seja letra morta é necessário um sistema capaz de registrar as metas e ações e monitora-las afim de possibilitar o controle efetivos de cada ação."

Pode-se, portanto, listar os seguintes benefícios do SIGPP:

1. Controle das metas através dos registros

2. Controle Orçamentário, uma vez que é possível estabelecer limites para cada unidade de planejamento

3. Gestão dos riscos relacionados aos objetivos, uma vez que no registro cada meta é necessária a verificação de qual o risco e tratativas são necessários para sua mitigação

4. Controle de Etapas e Ações referentes a cada Meta

5. Relatórios de metas agrupados por políticas do Planejamento Estratégico

6. Categorização de ações afim de facilitar tratativas de fragilidades (Pontos fracos e ameaças) SWOT

7. Economia de tempo na elaboração de relatório que já se encontram pré-definidos no sistema




Nenhum comentário:

Postar um comentário